O problema dos sisos

Os terceiros molares, mais conhecidos como siso, são os últimos dentes a irromperem na boca e frequentemente não apresentam espaço disponível nas arcadas dentárias acarretando na inclusão ou impacção do dente nos maxilares.

 

Porque temos que remover os sisos?

A gengiva envolta de um dente impactado pode ficar inflamada devido a dificuldade de higienização causando dor, edema (inchaço), trismo (limitação na abertura da boca) e febre.
O dente impactado pode trazer alguns problemas mesmo que não sejam visíveis na boca como, por exemplo, causar um dano ao dente adjacente e o deslocamento dos dentes para fora de sua posição. Se você esperar até que eles causem problemas para removê-los, será necessário tratar a dor e a infecção antes.
A remoção dos terceiros molares é mais fácil quando se é jovem além do processo de cicatrização ocorrer de forma mais rápida.

 

 

O que você deve esperar após a extração dos sisos?

A cirurgia para remoção dos sisos não é a de uma extração simples; é uma pequena cirurgia. A secção do dente e/ou a remoção de osso deverá ser executada a fim de permitir sua remoção e quase sempre será necessária a utilização de sutura (pontos).
Como qualquer outra cirurgia, a dor deve ser esperada. Seu rosto provavelmente poderá ficar inchado por alguns dias. A quantidade de desconforto e sua duração podem variar de caso para caso.

 

Existe algum risco?

Sempre existem riscos envolvendo uma cirurgia e a remoção dos sisos não é uma exceção. Em algumas situações a cicatrização pode ser demorada gerando certo desconforto.
Existem dois nervos próximos aos seus sisos inferiores que são responsáveis pela sensibilidade de seus dentes e lábio inferior. Um grande cuidado é tomado para proteger estes nervos enquanto seu dente é retirado porém, em alguns casos é inevitável e irá causar uma sensação de formigamento ou dormência geralmente reversível em poucas semanas ou meses.
Se seus dentes representarem um risco especial, isto será discutido com você. A decisão de remover os sisos é sempre sua.

siso1

siso2

Na tomografia computadorizada (TC) observa-se a presença do nervo alveolar inferior (responsável pela inervação dos dentes inferiores e parte do lábio) atravessando o terceiro molar inferior. Risco de lesão do nervo com consequente desenvolvimento de parestesia (sensação de formigamento ou dormência).

 
 

Dentes Inclusos

Os dentes inclusos podem sofrer uma degeneração cística e se tornarem um tumor. Se o paciente estiver em acompanhamento periódico com um dentista, será possível o diagnóstico precoce e a remoção antes que atinja proporções maiores.

Cistos não monitorados podem atingir tamanhos enormes com grande comprometimento ósseo (destruição).

É recomendado que os dentes inclusos sejam removidos para que se previna a ocorrência de cistos e tumores ou, que sejam acompanhados semestralmente através de radiografias.